Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Campanha de Desarmamento Infantil e Cultura de Paz serão lançadas na 4ª

Com o slogan “Arma não é brinquedo. Troque uma arma de brinquedo por uma revista” será lançada nesta quarta-feira [4], às 8h30, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, a Campanha de Desarmamento Infantil de 2010. A iniciativa é uma realização do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu e da Editora Abril.

O objetivo da Campanha é alimentar o sonho, o lúdico da brincadeira, tão importante para o crescimento saudável. De acordo com os organizadores, o universo dos jogos violentos na formação das crianças tende a levá-las a banalizar a violência, transferindo esse tipo de comportamento para a vida adulta.

“Com a troca das armas de brinquedo por revistas, nossas crianças são estimuladas ao hábito da leitura, à valorização da paz, da cultura e da cidadania. Isso é um direito de toda criança e, certamente, a arma, mesmo como brinquedo, não deve fazer parte da infância. Afinal, violência não é jogo, e arma não é brinquedo”, destaca a presidente do Fundo Social, Rachel Ferronatto Cury.

O funcionamento da campanha é simples. Crianças com idade entre seis e doze anos devem trocar qualquer arma de brinquedo por uma revista. Os postos de troca funcionarão nas escolas municipais, estaduais e particulares e em bancas de jornais e revistas da cidade.

Representante da Editora Abril, Elza Caetano do Nascimento lembra que em 2008, na primeira edição da campanha realizada em Botucatu, ao longo de 40 dias foram arrecadadas 2 mil armas de brinquedo. Segundo ela, a empresa já realizou 197 campanhas no Brasil com a troca de 694.050 armas de brinquedo.

Como incentivo à participação dos alunos na campanha, as duas escolas que mais arrecadarem serão premiadas com uma revisteca. Será contemplada a escola que conseguir a maior quantidade de armas de brinquedo em números absolutos e outra em números proporcionais. A expectativa é que no dia 7 de setembro, durante o desfile cívico, os brinquedos arrecadados sejam destruídos por um rolo compressor.

Cultura de Paz – Junto com a Campanha de Desarmamento Infantil, a Secretaria Municipal de Educação lançará a Campanha de Cultura de Paz, voltada para as escolas da rede municipal de ensino e com convite extensivo às escolas estaduais e particulares. O público-alvo são alunos do 1o ao 9o anos do ensino fundamental. As ações acontecerão no mesmo período da Campanha de Desarmamento Infantil.

“Promover a Cultura da paz significa cultivar, para o hoje e o amanhã, valores e princípios que estimulem a convivência harmoniosa, partindo de nossos professores, funcionários, alunos e pais chegando a toda a comunidade”, explica Magda Troncarelli, do setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação.

Serão realizadas palestras e apresentadas informações aos alunos, país e à comunidade para difusão da Cultura de Paz no município. “Já capacitamos nossa equipe de funcionários e vamos instrumentar professores e alunos para que eles sejam elementos multiplicadores da arte de saber conviver. Em cada unidade escolar teremos seis alunos e dois funcionários atuando como agentes da paz”, anuncia Magda.