(Tirado do Jornal Diário da Serra)
Cleber Novelli.
Representante do Ministério do Esporte esteve em Botucatu para finalizar implantação do Programa na Cidade .
‘Segundo Tempo’em Setembro
A Secretaria de Educação sediou ontem a reunião entre representantes do poder executivo e do Ministério do Esporte para discutir detalhes finais da implantação do Programa Segundo tempo em Botucatu.
Durante o encontro,a coordenadora de acompanhamento pedagógico e administrativo do projeto,Claudia Bernardo,explicou o processo e ofereceu dicas da estrutura necessária para o inicio das atividades.
A Funcionaria do Ministério citou o passo a ser dado pelo município.Faltam apenas poucas ações ,o Programa esta bem adiantado,em fase de estruturação,mas enquanto não estiver tudo em ordem ,o Ministério do esporte não autoriza o inicio ‘’disse’’.
Claudia informou a abrangência do Segundo tempo no país .Esse Programa tem tido excelente repercussão no Brasil e faz muita diferença na inclusão social ,principalmente em regiões cujo município não tem condições de oferecer esse tipo de atividades ,O Programa Segundo Tempo atinge um milhão de crianças e oferece capacitação e material didático aos profissionais e participantes ,No ano passado,finalizamos uma parceria com o Ministério da Educação e ampliamos para mais de 350 mil crianças o programa’’,acrescentou.
Em Botucatu,os trabalhos serão desenvolvidos com quatro mil alunos de 1 a 5 serie da rede municipal de ensino.
A Secretaria de educação e de esportes e lazer estão juntas e já definimos os locais utilizados para as atividades,bem como as escolas participantes.
Finalizando essa estruturação ,pretendemos começar os trabalhos já em setembro,Comentou Carlos Alberto Alves de Araújo ,Coordenador do Segundo Tempo na cidade e pedagógico da disciplina de educação física da Secretaria de educação.
Carlão como é conhecido também falou sobre os profissionais envolvidos,Serão 40 profissionais de educação física ,com Licenciatura plena ou bacharelado,e mais 40 estagiários matriculados no curso de Educação Física ,no total,os alunos estarão divididos em 40 pólos,com 100 Crianças cada,segundo um profissional e um monitor responsável por pólo.
Estamos tentando um acordo com a faculdades de tecnologias (Fatec) para inclusão digital dessas crianças’’.
A primeira parcelado recurso destinado ao município esta a disposição.’’R$ 668,400,00 já estão na conta especifica do programa criada na caixa Econômica Federal desde o dia 23 de Julho,A Segunda parcela é repassada depois da autorização do Ministério do esporte ‘’afirmou o coordenador.
Dentre as instituições contempladas,estão as escolas’’Martinho Nogueira’’Jonas Alves d Araújo’’,Raymundo Cintra’’João Queiroz Marques ‘’Nair Amaral’’Américo Virgilio dos Santos’’Paulo Guimarães’’Angelino de Oliveira,Jose Antonio Sartori e Luiz Tácito Virginio dos Santos’’Vamos usar espaços externos aos da escola,como por exemplo,o Estádio Municipal Professor João Roberto Pilan e a estrutura que fica atrás do Ginásio de esporte ,além de outros apontados pelo executivo para receber as atividades’’Completou Carlão.
Cláudia Bernardo ressaltou a importância de utilizar espaços públicos,A idéia é exatamente utilizar os espaços públicos,da comunidade,e reativa-los para que não sejam tomados por usuários de drogas,A gente entende que só vai conseguir universalizar o esporte através da escola e aqui em Botucatu esta muito bem organizado,todos estão levando a serio,existe uma estrutura física boa que é difícil encontrar em outros lugares,é essencial o apoio das Secretarias de educação de esporte,pois sem isso,dificilmente o Programa é realizado no município’’reforçou.
O secretario municipal de educação,Narciso Minetto Junior,enalteceu a ação.’’O Programa segundo tempo vem trazer o contra turno escolar.
Além da formação do conhecimento,iremos trabalhar coma parte física do aluno,fundamental na questão da saúde .
O Esporte tem um viés muito grande ao aluno e o maior aliado da educação é fazer com que ele cresça saudável’’.
Minetto confirmou os benefícios da atuação do projeto ‘’Vamos tirar as crianças das ruas e orientaremos na pratica esportiva,cuidaremos delas e seremos parceiros dos pais que não tem com quem deixa-las neste período em que estão sem aula,O Projeto aborda também a vida social,cria espírito de equipe e desenvolve aptidões esportivas,sem duvida,o programa segundo tempo é uma revolução na educação de Botucatu.
Antonio Carlos Pereira ,secretario Municipal de esporte e lazer,elogiou o compromisso firmado,’’Essa visita de trabalho não é um costume do Ministério,mas viu a importância dada por Botucatu pelo numero de crianças a serem atendidas.
É um Programa de muitas visibilidades e temos que tomar as precauções para começarmos da forma correta,e a presença da Claudia na cidade foi de vital importância,pois é a pessoa ideal para orientar esse trabalho’’Concluiu.
Partiparam também da reunião de ontem Fabio Martins Câmpoli ,Coordenador pedagógico do Programa,e João Francisco Moreti,Funcionário da Secretaria de Esporte e Lazer.
Reportagem de Cleber Novelli