Seguidores

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tilico Volta para o Futsal Italiano.

Artigo escrito sobre a Itália mais especificamente Magione C5, aonde joga um grande amigo e excelente atleta Rodrigo Garcia "Tilico".
Alguns Clubes que ele jogou ,clubes como São Paulo, jogou pela AAB/Botucatuense e atualmente esta no Magione C5 da Italia. Essa entrevista alem de uma singela homenagem a essa extraordinária pessoa é também uma busca sobre o que acontece no treinamento do futsal na "velha bota". Aí vai:

1- Qual o padrão de jogo mais usado pelo italiano? E o de marcação?
Aqui o futsal italiano usa muito o esquema 4x 0 ou 4 em linha como se costuma dizer, poucos times usam pivô de referencia. Sobre a marcação usam muito o sistema por zona, tanto em bola em movimento como em bolas paradas também, meio que estilo quadrante do prof. Ferreti.


2- Quais as diferenças entre o estilo de jogo brasileiro e o italiano?
Pra mim a maior diferença entra Brasil e Itália no estilo de jogo è a qualidade e a improvisação do brasileiro que faz muito a diferença, pois esquemas táticos não mudam muito.

3-O futebol italiano é conhecido como um jogo de força e também de muita marcação, o futsal segue a risca ou tem diferença? É um futsal mais técnico?
Hoje em dia aqui na Itália melhorou muito, parte técnica com a vinda de muitos brasileiros. Mais ainda o ponto forte deles continua sendo a pegada, a força física como no futebol de campo.

4-Qual sua maior dificuldade de adaptação ao jogo do estilo europeu?
Eu nunca tive problema de adaptação por aqui, pois sou um jogador que sei atacar e sei marcar, então dentro de quadra não tive problema em adaptação. Só a questão de cada time ter uma bola isso dificulta um pouco mais acabei se acostumando com isso.

5-Seu posicionamento na quadra é mesmo de quando você jogava aqui no Brasil?
Sim continua fazendo a ala esquerda, mais como hoje em dia o futsal evoluiu muito, você precisa saber jogar em todas as posições e nisso aqui também consegui crescer muito.

6- Algumas pessoas aqui no Brasil, dizem que a seleção Italiana seria uma espécie de seleção B do Brasil por causa dos jogadores naturalizados, alguns especialistas como PC Oliveira, por exemplo, não concorda com essa idéia por achar que esses jogadores não conseguiriam chegar na sel. brasileira, você estando na liga italiana como vê essa idéia? Concorda ou discorda? Explique
Eu até acho q poderia ser chamada de seleção b sim, pois praticamente è toda brasileira a seleção italiana, mais não vejo isso pelo lado mal da coisa, pois todos q estão aqui tem dupla cidadania, e não tiverem seu espaço na seleção brasileira, então nada mais justo do que aceitar uma convocação da seleção italiana. Sou a favor disso mais não em acesso como vem acontecido em alguns casos, que jogadores defendam a brasileira e depois cheguei também a defender a italiana, ai já acho muito errado.

7-A sel. Italiana por ter jogadores naturalizados brasileiros naturalizados, em sua opinião mantém estilo brasileiro de muita técnica e pouca marcação ou jogam no estilo europeu?
A seleção italiana continua com o estilo europeu, mais com o porem de haver jogadores com a técnica de brasileiros e isso ajuda mais ainda, pois brasileiro como dizem por ai não marca, e aqui na Itália quem não marca não joga então uma coisa ajuda a outra e quem tem a ganhar com isso è a seleção italiana.

8- A Espanha campeã mundial há alguns anos atrás, vendeu ao mundo um estilo de jogo na qual eles se dizem ou diziam perfeitos, marcação por zona, triangulo ofensivo, defensivo, etc.. Os italianos compraram essa idéia ou tem idéia diferente de jogo deles? Ou seguem a idéia de jogo brasileira?
Os italianos na minha opinião são a mescla dos 2 estilos tanto brasileiro como do espanhol, ainda pouco abaixo dos 2 países mais vem crescendo muito, por estar mesclando muita marcação com técnica e tática.

9- Fale um pouco dos treinos da sua equipe. Como são feitos? Iguais aos brasileiros? Métodos Iguais?
A minha equipe o Magioni c5, tem um estilo treinamento bom normal para os padrões do futsal, iniciando da parte física,técnica e tática,mais aqui na Itália a preparação física è um pouco diferente, buscam trabalhos mais rápidos e especifico, pois hoje o futsal não tem jogador q jogue mais os 40 minutos,nada de físico com grande duração, sempre curto e de bom ritmo.na parte técnica se visa melhorar a concentração do jogador, aliando velocidade, no 3x2, 2x1, superioridade numérica e dai vai.

10- E as categorias menores dos times italianos existem? Há torneios incentivando a pratica do futsal? Ou serve apenas para formar atletas? Vou mais longe, igual aqui no Brasil serve apenas para se ganhar títulos e não formar atletas?
Na Itália categoria de base quase não existem, os jovens jogadores são encontrados já com 17,18 anos. Escolinhas são muito poucas, nisso o Brasil leva muita vantagem, por isso hoje em dia aqui se vêem tanto jogadores brasileiros, tanto em times como na seleção.
Tilico, mais uma vez obrigado pela entrevista eu espero que assim como em Botucatu você possa continuar ou aumentar anda mais seu sucesso!!!
Até a próxima!!!