Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Jogos Abertos: Botucatu conquista ouro no futevôlei e bronze no xadrez feminino

A cidade de Botucatu, representada por dois atletas santistas no futevôlei, modalidade extra da 74ª edição dos Jogos Abertos do Interior, foi protagonista junto a cidade de Santos, de uma das finais mais disputadas da competição.

Em partida realizada na última quinta-feira [11], na praia do Gonzaga, a dupla Adailton/Rafinha, que representou Botucatu, venceu Edinho/Buiú, dupla de Santos, por 2 sets a 0 [18/14 e 18/15] trazendo o ouro para a Cidade.

De acordo com o chefe da delegação botucatuense, Marcelo Marcolin, os dois atletas não tinham Cidade para representar e se ofereceram para competir por Botucatu. “ A modalidade foi incluida na competição como extra e não conta pontos para a classificação de Botucatu, mais ficamos felizes em subir ao pódio contra o filho do Rei Pelé”, conta.

O bronze da modalidade ficou com Guaratinguetá, que derrotou São Sebastião por 18 a 16 em set único. Para a dupla ganhadora do ouro, a vitória foi muito sofrida, já que a competição contava com várias boas equipes. “Ficamos muito felizes em levar este título para Botucatu e também por vencer uma dupla como a formada por Edinho e Buiú”, disse Rafinha.

Outros resultados
A equipe feminina de xadrez de Botucatu, também em partida realizada na quinta, empatou com Santo André por 3.0 a 3.0, conquistando a medalha de bronze para a Cidade com 21.5 pontos. Em 2009, em São Caetano do Sul, o time feminino ficou em sétimo lugar, que até então era considerada a melhor colocação de uma equipe botucatuense feminina na competição.

Além do ouro no futevôlei e bronze no xadrez feminino, Botucatu também já havia contabilizado outras nove medalhas. A prata veio no futebol feminino, judô [1], natação [2] e taekwondo [3]. As outras duas de bronze vieram também na natação.

No xadrez masculino, Botucatu venceu Sorocaba por 5.5, se classificando em segundo lugar após a quinta rodada, com 27.5 pontos, atrás da equipe de Mogi das Cruzes, que soma 28 pontos. Nesta sexta-feira [12], a Cidade disputava nos tabuleiros a penúltima rodada em um clássio regional contra o time de São Manuel. Até o fechamento deste boletim não havia terminado a partida.

Segundo Marcolin, a equipe masculina de Botucatu foi julgada pelo tribunal de justiça desportiva dos Jogos Abertos, na tarde desta sexta, por uma possivel irregularidade com um atleta. Assim, a Cidade foi punida com a perda de 14 pontos. “Nesta situação, infelizmente, Botucatu não tem mais chances de conquistar medalhas nesta categoria”, afirma.

Já os meninos do voleibol masculino entraram em quadra também nesta sexta, pela segunda fase da competição, contra a cidade de Lençóis Paulista. Em um jogo muito dificil, o time perdeu pelo placar de 3 sets a 2, sendo desclassificado dos Abertos. Na primeira fase da competição, Botucatu obteve duas vitórias em quadra, contra Cerquilho e Mococa.

De acordo com técnico Gustavo Silva, apesar da eliminação, o ano foi de boas colocações para a equipe. “Somos atuais campeões dos Jogos Regionais de Lins e em outubro obtivemos a terceira colocação no Campeonato Estadual da Associação Pró-Voleibol [APV], de Porto Ferreira”, lembra.

Sobre os Jogos Abertos
Botucatu participa na segunda divisão dos 74º Jogos Abertos do Interior, que reúne 220 municípios do Estado de São Paulo. As competições, que começaram no último dia 4, seguem até domingo [14].

O Jogos Abertos é considerado o maior evento esportivo do Brasil. Muitos atletas participantes dessa competição chegaram a Jogos Pan Americanos e às Olimpíadas. São esperadas em Santos cerca de 15 mil pessoas, entre atletas, comissões técnicas e equipes de apoio.