Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

Um pouco mais sobre o T.L.C. em Botucatu,40 anos na Arquidiocese Metropolitana de Botucatu .

No mês de maio o TLC Botucatu comemora 40 anos e para organizar as comemorações um grupo formado por Tlcistas está planejando uma série de ações para comemorar esta data tão importante para o movimento.

Um movimento de jovens e adultos leigos e engajados na Igreja Católica, em Botucatu o movimento do TLC tem como característica marcante o curso de três dias e meio, aberto apenas a pessoas com mais de 17 anos. É dirigido pelo Secretariado Arquidiocesano do Movimento do TLC, com sede em Botucatu e sub-secretariados em Avaré, Botucatu, Laranjal Paulista e Lençóis Paulista. Em 40 anos, aconteceram 243 cursos, somando 25 mil pessoas na Arquidiocese de Botucatu, único local em que o TLC permaneceu vivo e sem interrupções desde a origem.

O TLC sofreu adaptações e continua existindo em praticamente todas as regiões do país, conforme dados do I e II Congresso Nacional (1997 e 2000) e levantamentos do Secretariado Nacional, com sede em São Paulo e dirigido pelo fundador do movimento, padre Haroldo Rahm, e o casal Mônica e Luiz Antonio Bortolin. Sabe-se, também, que o TLC continua acontecendo na Argentina e Itália.

Os objetivos do movimento são passar uma visão crítica e atual da realidade, alinhada à posição da Igreja, e ser instrumento de evangelização e transformação, promovendo a justiça social a partir do tripé Estudo, Piedade e Ação.


A mensagem do TLC é sistematizada de modo a levar o cursista a se auto-encontrar, a se encontrar com Deus e a se encontrar com o outro. Durante muito tempo, o curso foi encarado como “reformatório”, destinado a pessoas com problemas familiares ou pessoais, e que representava tendências conservadoras e alienantes da Igreja. Manteve sua espinha dorsal, seu método e sua organização, mas evoluiu e tem sido um poderoso instrumento para levar adiante a proposta do "jovem evangelizando outro jovem".



Não é possível precisar quantitativamente quantos telecistas atuam hoje em atividades ligadas à Igreja, já que a mensagem dos cursos de TLC é que é necessário que os cursistas sejam líderes e atuem na sociedade, transformando-a. A ênfase é que eles procurem, na ampla estrutura oferecida pela Igreja Católica (comunidades de jovens, pastorais, movimentos), aquela que seja mais compatível com suas habilidades, mas não se pode desprezar, também, o elevado número daqueles que optam por uma evangelização implícita, seja no trabalho, em entidades sociais ou na família.


"O Reino de Deus não vem ostensivamente, nem se poderá dizer que está aqui ou está ali. O Reino de Deus está no meio de vocês." 
                                                              Lucas 17, 20-21