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terça-feira, 12 de março de 2013

Alunos da EMEF “Antenor Serra” participam de atividades na Praça da Juventude



Na manhã da última segunda-feira (11), cerca de 50 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Antenor Serra” participaram do primeiro dia de atividades dos programas “Segundo Tempo” e “Mais Educação” na Praça da Juventude, localizada na Cohab 1, em Botucatu. 
 
Divididos em duas turmas, os alunos que cursam as 2ª, 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental 1 praticaram aulas de atletismo, handball e matemática com jogos. As atividades do “Segundo Tempo” serão realizadas na Praça da Juventude com os alunos da Emef. “Antenor Serra” de segunda a quinta-feira. Já as aulas referentes ao “Mais Educação” acontecerão no local de segunda a sexta-feira.  
 
Segundo Tempo – O Programa "Segundo Tempo" busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
 
Em Botucatu, o programa, de iniciativa do Governo Federal, é viabilizado em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer.  
 
São oferecidas modalidades esportivas coletivas (basquete, handebol, futsal e voleibol), individuais (dama e xadrez), além de atividades complementares como oficinas culturais/educativas e orientações de saúde.  
 
Através do programa são providenciados os materiais a serem utilizados nas práticas esportivas como bolas, redes, cones, uniformes, entre outros. Lanches também são servidos às crianças e adolescentes participantes.  
 
O perfil da população atendida é formado por beneficiários do programa Bolsa Família, famílias chefiadas por mulheres e agricultores familiares. O processo de seleção dos beneficiados leva em conta critérios como situação socioeconômica, condições de moradia, risco social e outros critérios utilizados pelas entidades parceiras para indicação de 50% das vagas. O restante é preenchido por ordem de chegada.  
 
Em Botucatu, o Segundo Tempo conta com 40 professores de Educação Física e outros 40 monitores que ficam responsáveis pela elaboração e execução dos planos pedagógicos e das atividades junto aos alunos, no contra turno escolar (manhã e tarde). A gestão dos profissionais que atuam no Segundo Tempo em Botucatu é feita pela Service Syde, empresa de Recursos Humanos, contratada por meio de licitação pública.
 
Botucatu está autorizada a disponibilizar 40 grupos de atividades, que podem atender 100 alunos cada e que estão vinculados a 14 núcleos (escolas) que servem de referência para uma região específica da Cidade. As atividades são realizadas em espaços cedidos pelo Poder Público, em parceria com entidades do terceiro setor e iniciativa privada.
 
Os núcleos são as seguintes unidades escolares: Elda Moscogliato (antiga CESP) (Distrito de Vitoriana); João Queiroz Marques (Distrito de Rubião Júnior), Nair Amaral (24 de Maio), Jonas Alves de Araújo (Comerciários), Américo Virgínio dos Santos (Cecap), Martinho Nogueira (Boa Vista), Paulo Guimarães (Jardim Brasil), Angelino de Oliveira (Vila Antártica), José Antonio Sartori (Jardim Eldorado), Antenor Serra (Cohab 1), Cardoso de Almeida (Centro), Francisco Guedelha (Parque Marajoara), João Maria de Araújo Júnior (Vila São Lúcio) e Luiz Tácito Virgínio dos Santos (Jardim Flamboyant).   
 
Mais Educação - Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer. Esses são alguns dos principais objetivos do programa “Mais Educação”, que visa qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de Ensino Fundamental.
 
Ele é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi) e integra às ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Plano de Ações Articulada-PAR, que se trata de uma estratégia do Governo Federal para a ampliação da jornada escolar. O programa é composto por sete macro campos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.
 
A Secadi seleciona as escolas e as secretarias confirmam a escolha, de acordo com critérios pré-estabelecidos, e que aderiram ao compromisso “Todos pela Educação”. O “Mais Educação” tem a duração de 10 meses e é renovado anualmente.