O futsal é um jogo que é praticado por cinco jogadores e tem origem nos anos trinta, no Uruguai, quando Juan Carlo Ceriani criou esta versão com o nome de indoor-foot-ball e no Brasil o esporte foi pela primeira vez regulamentado e organizado entre as décadas de sessenta e setenta e na década de noventa o futebol de salão, como era chamado no país, começou a ser chamado de futsal.
1-No caso de o jogador receber o cartão vermelho, o jogador pode ser substituído depois de dois minutos de sua saída, para quem está acostumado com o futebol onde o jogador expulso deixa o time desfalcado esta é uma das regras mais estranhas.
2-E não existe número máximo de substituições, podendo ser feitas de acordo com o que o treinador desejar e precisar, outra regra também muito estranha para quem está acostumado ao limite de substituições do futebol tradicional. As posições e funções dos jogadores são diferenciadas, tendo um jogador fixo na defesa, um ala que fica na lateral, um pivô que ataca e faz as jogadas e o goleiro.
3-Outra mudança é que o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, em caso de arremesso lateral o goleiro só poderá receber a bola no seu campo de defesa uma única vez.
4-Outra regra modificada foi em relação ao apito final da partida. Agora se após o apito a bola já estiver sido lançada a jogo o árbitro é obrigado a esperar a conclusão da jogada.
5-O número de jogadores em quadra também foi modificado. Não será permitido o início do jogo se houver menos de três jogadores por equipe ou continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ainda ambas, ficar reduzida a menos de três jogadores.
6-Outra regra em relação à substituição de jogadores é que, se um jogador for expulso antes do início do jogo, ele poderá ser normalmente substituído por um jogador reserva, mas se um jogador reserva for expulso antes do início do jogo, este não poderá sofrer substituição.