Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Atletas de 7 estados encaram corrida aventura de 100 km e 200 km em Botucatu



Cerca de 150 atletas de 25 cidades e de sete estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Goiás) desembarcam em Botucatu entre os dias 1 e 4 de maio para uma das mais importantes e desafiadoras provas de Corrida de Aventura do País: o Haka Expedition.
 
Os atletas percorrerão as trilhas da região nas provas de 100 quilômetros e 200 quilômetros. Os percursos poderão ser completados em duplas, quartetos ou individualmente nas modalidades corrida/trekking, mountain bike e remo em caiaques. Os participantes poderão se orientar por meio de mapa e bússolas.
 
Nesta quinta-feira (30 de abril), a partir das 18 horas, a organização do Haka Expedition promoverá uma recepção aos atletas no Largo da Catedral, onde serão checados os equipamentos de segurança obrigatórios e será realizada a festa de apresentação das equipes com show de rock.
 
Na sexta-feira (1º de maio), na Praça da Juventude “José Fernando Donida”, será dada a largada para a prova. As primeiras equipes da categoria mais “light”, 100 quilômetros, chegarão apenas na madrugada de sexta para sábado. 
 
Já os competidores dos 200 quilômetros só devem chegar às 14 horas do sábado. “Será uma prova duríssima, mas ao mesmo tempo muito bela, aproveitando as paisagens inigualáveis da Cuesta de Botucatu”, afirma o organizador do Haka Expedition, Leonardo Barbosa.
 
Esta é a terceira vez que o Haka organiza provas em Botucatu: em 2013 foi realizada a primeira prova do Haka Expedition e, no ano passado, uma etapa do Haka Race. O Haka é promovido pela Prefeitura de Botucatu. 
 
“A cidade tem uma enorme vocação para o turismo de aventura e tem feito um excelente trabalho de promoção. O Haka se orgulha de ser parte desse esforço”, afirma Barbosa.
 
Botucatu Terra da Aventura
O secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, destaca que esta competição é mais uma realização da Subsecretaria de Turismo que integra o calendário do Projeto Botucatu Terra da Aventura.
 
“O projeto Botucatu Terra da Aventura visa tornar o Munícipio cada vez mais conhecido na área de esporte e turismo de aventura por meio de provas de diversos segmentos. Este evento traz para a Cidade competidores de vários Estados do Brasil que terão a oportunidade de conhecer as belezas naturais Botucatu por meio da prática esportiva”, enfatiza.
 
O que é corrida de aventura?
Corrida de Aventura é uma competição multi esportiva, que envolve várias modalidades de esportes de aventura. Os principais são mountain bike, trekking, canoagem, atividades verticais e orientação. As provas do Haka são classificadas e tem suas distâncias da seguinte forma: Haka Mini Race (15 km), Haka Race (35 e 50 km), Haka Expedition (150 a 300 km). 
Não existe um percurso demarcado e nem uma ordem determinada para as modalidades. É necessário se utilizar de conhecimentos de orientação e navegação para poder passar pelos postos de controle, os PCs, marcados no mapa (carta topográfica), tomando os caminhos mais curtos ou mais rápidos e registrando a passagem da equipe no local definido pela organização em ordem cronológica. Vence a equipe que completar a prova primeiro.
 
Haka Expedition 2015
Período: 1 a 4 de Maio 
A prova é dividida em quatro categorias:
Solo Masculino – 100 e 200 km
Duplas Mistas - 100 e 200 km
Duplas Masculinas - 100 e 200 km
Quartetos Mistos - 100 e 200 km
 
Serviço
Realização: Prefeitura de Botucatu por meio da Subsecretaria de Turismo, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento
Organização: Haka Race e Ecocuesta
Apoio: Secretarias de Esportes e Lazer, Saúde, Comunicação, Mobilidade Urbana, Obras, setores administrativos da Prefeitura de Botucatu, Guarda Civil Municipal e Policia Militar e a imprensa em geral.